quoteCom 20 Anos de mercado, a Pointillé é uma agência que respira em seu dia-a-dia Branding, Design, Publicidade e Comunicação. São esses elementos mais a experiência que formam nosso pensamento, sempre voltado para a geração de valor no desenvolvimento das marcas de nossos clientes.


Toda marca é percebida de várias formas. No design de produto, em sua embalagem, no projeto de seus pontos de venda, na publicidade que veicula, no seu website, nas redes sociais e até mesmo nos resultados do Google. Dessa forma, podemos chamar esses elementos como Pontos de Percepção de Marca.

Seja qual for o seu público (consumidores finais, parceiros de negócios e/ou colaboradores) é necessário que cada um desses contatos seja pensado como uma oportunidade de construcão e fortalecimento dessa percepção.

É dessa forma que a Pointillé atua – construindo marcas, identificando esses pontos de percepção, e alinhando todos esses elementos através de soluções criativas e inspiradoras que envolvem Branding, Design, Publicidade e Comunicação.

A cultura das Marcas.

quoteEstamos vivendo uma nova era em nossa cultura e esse tempo é a era das marcas.

Hoje, as marcas definem grande parte de nossos desejos, nossa confiança, nossa maneira de pensar e interagir com o mundo. Enfim, elas definem em muitos aspectos nós mesmos. Mas esse não é um fenômeno recente. As marcas sempre existiram. A Cruz é uma marca. E a Estrela de Davi também. Isto é, as marcas são a representação de uma idéia e muitas vezes orientam nosso estilo de vida. Em casos mais extremos elas até se tornam uma razão de viver e como tal são percebidas com fé e paixão.

No mundo de hoje, o Branding é a ferramenta que constrói essas idéias, transformando-as num sistema de percepção que envolva todos os pontos de contato com a marca. Nesse contexto, as marcas têm se tornado importantes ferramentas de negócios, representado a expressão máxima das idéias, das instituições, dos produtos e dos serviços que estão à nossa volta.

Pensando assim podemos entender por que as marcas são hoje os bens mais valiosos em nossa sociedade. Isto é, uma marca de sucesso vale muito mais do que toda a base de ativos que a suporta. E para construir essas marcas é preciso entender o Branding como expressão, e aplicá-lo de forma inspiradora em todos os contextos que envolvam sua presença.

Isto é, cada ponto de contato com a marca deve transmitir uma mensagem que a faça ser notada de uma forma única, tornando a cada interação mais clara e definida a sua própria imagem.

É dessa maneira que a Pointillé pensa o Branding e atua nas marcas que atende. Para nós, o Branding deve ser percebido em vários níveis estabelecendo assim um diálogo entre a marca e seu target. Esse diálogo não é apenas um jogo de persuasão e sim de sedução, admiração e conquista.

Como a Pointillé pode ajudar sua Marca?

A Pointillé acredita que um bom trabalho de Branding não deve estar acessível apenas às grandes corporações. Pensando dessa forma, trabalhamos intensamente para formatar soluções que atendam empreendimentos de vários portes, construindo marcas que sejam expressões únicas e por conta disso competitivas em seus segmentos de mercado.

Para que serve o design?

quoteO design é tão presente em nossas vidas que às vezes não conseguimos notá-lo. Mas uma coisa é certa, ele define boa parte de nossas escolhas.

Os avanços científicos e industriais dos últimos séculos criaram o mundo onde hoje vivemos. Neste mundo, todos os dias surgem novas soluções, serviços e produtos que são especialmente desenhados para atender nossos mais específicos desejos.

Em todos esses casos a disciplina do design deve ser aplicada para determinar quais são as melhores opções da forma para que esta cumpra sua função com a máxima eficiência. Isto é, o design dá a forma para uma idéia, gerando reais oportunidades, em nosso mundo cada vez mais competitivo. Pensando assim, notamos que o design é um componente importante na economia pois ele ainda serve para embalar essa idéia, facilitando o seu transporte e distribuição.

Mas se pensarmos num modo de intensificar a presença desta idéia, mais uma vez recorremos ao design, para aumentar o seu grau de reconhecimento, criando uma imagem positiva e inspiradora. Idéias apresentadas dessa forma ganham seguidores e crescem de forma mais consistente ao longo do tempo. Mas o design não pára por ai. Hoje, com a crescente necessidade de preservação do meio ambiente, o design se tornou uma ferramenta indispensável para encontrarmos as melhores soluções para o uso e o reuso dos recursos à nossa volta.

Nesses 10 anos de atividades criamos mais de 1.000 idéias e em todas elas o design foi aplicado para gerar os melhores resultados. Seja na confecção de impressos, na elaboração de um website, no projeto de um stand ou na produção de um filme para a TV, o design define tudo que fazemos, desde o planejamento até a execução final.

Quando a Publicidade vai além dos anúncios.

quoteNos próximos 5 anos o mundo da Publicidade vai mudar bem mais que nos últimos 50 que passaram. Quer saber como? Então leia esse artigo.

Sabe aquela banca de revistas que você adorava? Pois é, ela já virou apenas mais um ponto de venda para biscoitos e cigarros no varejo. E a sua televisão? Ao invés de esperar o programa que vai passar, ela já grava e oferece a atração para quando você tiver tempo.

Nem os jornais e revistas que você comprava escaparam dessa. Eles foram engolido pelas mídias sociais, que passaram a pautar os assuntos do dia. Além disso, já nos acostumamos a zapear pelos canais e adotar ferramentas na internet para fugir dos anúncios de interrupção. Com todas essas mudanças como fica a velha publicidade?

Na verdade ela não deixa de existir, mas é importante termos uma nova visão sobre ela. A nova publicidade vai muito além dos anúncios. Ela deve envolver o target, criar uma experiência única, gerar relevância, conteúdo, opinião e resultados mensuráveis.

Essa nova publicidade deve ter uma presença múltipla, se espalhando por diversos canais. Links patrocinados, anúncios em revistas, vídeos no youtube, presença em redes sociais, o bom e velho rádio, são algumas opções entre tantos outros meios.

Nesse novo ecossistema da comunicação, não estamos interagindo apenas com seres humanos. Hoje a publicidade não deve ser pensada apenas para ser lida por eu ou você. Neste exato momento, existem robôs (o Google é um deles) fazendo isso para nos trazer informações com máxima relevância. Isto é, a publicidade não está mais falando conosco mas também com as tecnologias que criamos para facilitar nossa vida.

Publicidade: Como a Pointillé pode ajudá-lo.

Na Pointillé atuamos em publicidade agregando nosso conhecimento para gerar campanhas que possam ir além dos anúncios, mixando promoções, novas mídias e veículos tradicionais. Para cuidar de todas essas frentes, dividimos nosso trabalho em Media, New Media e No Media. Em Media, tratamos dos veículos tradicionais, como rádio, TV, jornais e revistas. Novos veículos como Links Patrocinados, presença em Redes Sociais, Anúncios no formato de banners ou mesmo grandes intervenções em portais são tratados como New Media. Na parte de No Media encaixamos todas as ações promocionais e também a parte de otimização de sites para mecanismos de Busca, entre outras possibilidades.

Comunicação como Ferramenta de Liderança.

quoteEstá cada dia mais difícil distinguir bons produtos e serviços. Saiba como a Comunicação pode estabeceler essa diferença.

Antigamente o ciclo de amadurecimento de um mercado podia levar décadas. Nesse processo, produtos atingiam liderança por conta de inovações e quesitos de qualidade que muitas vezes não estavam ao alcance da concorrência.

Hoje essa situação parece bem diferente. Mercados são criados e desaparecem em alta velocidade. A comunicação deixou de ser massificada e consumidores se relacionam e trocam informações como nunca se viu. Há tantas opções e informações disponíveis que está cada vez mais difícil decidir.

É nesse momento que uma correta estratégia de comunicação, alinhada aos objetivos de negócios, faz diferença. Hoje não podemos mais pensar a comunicação como algo isolado.

Produto e comunicação devem ser pensados como um só. Desta forma, a comunicação deixa de ser um verniz, funcionando dentro para fora para revelar a essência do produto.

Esse processo adotada por marcas líderes em seus respectivos mercados envolve um pensamento holístico da comunicação, englobando iniciativas em três frentes distintas: Comunicação Interna (B2E), Comunicação com o Mercado (B2C) e Comunicação com o Consumidor Final (B2C).

Essa visão completa da comunicação visa estabelecer liderança através de uma única linha de pensamento, alinhada aos objetivos estratégicos de sua marca.

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